quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Negociações turbinadas apimentam o dia-a-dia de vereadores da Serra

Conceição Nascimento
Vereadores estreantes e reeleitos seguem em conversas pelo município e se reúnem em pequenos grupos a fim de eleger o sucessor do pedetista Cézar Nunes.

As articulações visando a Mesa Diretora da Câmara andam mais rápido que a velocidade da luz. E se os vereadores pudessem alterar o tempo, certamente o dia teria bem menos do que as 24 horas.
A posse dos vereadores eleitos será dia 1º de janeiro, às 10 horas. A eleição da Mesa é logo após a posse, e essa sessão, regimentalmente é presidida pelo vereador mais votado, no caso, Bruno Lamas (PSB). Reuniões acontecem diariamente entre os futuros 23 vereadores, dos quais 10 foram reeleitos.
Mas nem tudo é ônus! Há bônus também! Tais como uma farta mesa de churrasco à rodízio, na Churrascaria Serra Grande, no almoço da última quinta-feira (08). Lá estavam Guto Lorenzoni (PP), Miguelzinho (PTC), Jamir Malini (PTN), Aécio Leite (PT), Neidia Pimentel (PR), Jorjão (DEM), Tio Paulinho (PV), Marcos Tongo (PT do B) e Toninho da Ambulância (DEM). Os eleitos Gilmar (PT), Pastor Ricardo (PRB) e Gideão (PR) não participaram do almoço, mas estiveram com o grupo em uma reunião que ocorreu momentos antes. Doze no total.
Todos eram unânimes ao afirmar que da reunião sairia o presidente e alguns, mais sinceros, destacam que não será do PDT.
Responsável pela condução das atividades legislativas, o presidente da Casa administra um orçamento previsto para 2013 em R$ 31.080.000,00. Atualmente, o pedetista Cézar Nunes preside a Câmara da Serra. Busca aliados para a sua reeleição, mas o seu nome é visto com ressalvas pelo prefeito eleito Audifax Barcelos, já que ele é aliado histórico de Sérgio Vidigal (PDT).
A reportagem conversou com alguns dos vereadores novatos, que assumirão no dia 1º de janeiro, para saber o posicionamento de cada um sobre o assunto.
Aecio Leite (PT)
Estamos discutindo com os vereadores a nossa posição. Estive na Câmara após as eleições e nada foi falado oficialmente. Temos um grupo que está discutindo o assunto: PT, PR, PV e com outros vereadores. Estamos trabalhando no palanque que elegeu Audifax, mas depois podemos ampliar a discussão.
Jorje da Silva, Jorjão (DEM)
Coloco meu nome à disposição para a presidência da Câmara. Conversando em grupos. É um assunto que está sendo discutido com muita cautela, temos um prefeito novo e a Câmara precisa trabalhar junto, já que há muita coisa a se fazer na Serra. Não podemos negociar apenas, e sim saber qual é o projeto para a Mesa Diretora.
Nacib Haddad (PDT)
Esta é uma discussão complexa. Alguns vereadores têm nos procurado. É preciso conversar com todos, ouvir suas propostas e deixar avançar mais um pouco para definir algumas coisas.
Tio Paulinho (PV)
É uma decisão do vereador, seguindo a orientação do partido. Posso ter algum nome que eu tenha restrição. Converso muito com a direção do partido. Ainda acontecem pequenas reuniões e com posicionamentos muito variáveis. Ainda existe muita especulação. As coisas vão ganhar forma a partir da segunda quinzena de dezembro. Nós que trabalhamos a eleição do Audifax provavelmente ficaremos com o candidato daquele grupo.
Alexandre Xambinho (PTdoB)
Estamos ouvindo os partidos e os vereadores. A orientação partidária é de que participemos da conversa, conhecendo os candidatos e, se possível, apresentando nosso candidato. Vemos que não tem formação definida de grupo, mas que existe um grupo ligado a Vidigal e outro a Audifax.
Gideão Svensson (PR)
Estamos discutindo internamente o assunto. Na minha concepção ainda é muito cedo para se discutir o assunto. Somos da base aliada de Audifax Barcelos, faço parte deste grupo e queremos o melhor pra Serra e para a Câmara, que precisa de uma mudança de postura. Este é um dos clamores da sociedade, e estarei ao lado do povo.
Fonte:Jornal Tempo Novo

Nenhum comentário: