segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Escola é depredada e mais de 160 alunos ficam sem aulas no ES

Ato de vandalismo aconteceu em escola de Nova Almeida, na Serra.
Pais e conselho de educação reclamam que unidade não tem vigias.

Eliana Gorritti e Juirana NobresDo G1 ES

Escola é depredada na Serra, no Espírito Santo (Foto: Eliana Gorritti/ Do G1 ES)Escola é depredada na Serra
(Foto: Eliana Gorritti/ G1 ES)
A escola municipal Valeriana Rosa Cezar localizada em Nova Almeida, na Serra, município da Grande Vitória, foi depredada durante o fim de semana e por esta razão mais de 160 alunos ficaram sem aulas na manhã desta segunda-feira (12).
De acordo com pais de alunos e com o conselho de educação da unidade de ensino, janelas, lâmpadas, telhas e um chuveiro foram quebrados. Eles reclamaram também que escola funciona sem vigias durante a semana e no sábado e domingo.
A prefeitura informou que 310 e alunos estudam na unidade e espera os trabalhos da Polícia Civil para liberar as aulas do período da tarde. A administração do município informou, em nota, que vai providenciar um vigia para a escola.
A doméstica Cláudia Lopes é mãe de um estudante de 14 anos. Ela disse que ficou surpresa ao ver o filho em casa no horário escolar. "A diretora mandou todos os alunos voltar para suas casas por causa da quantidade de vidro no chão, eles podiam se machucar. Isso é vandalismo, não podiam ter feito isso com a escola. Agora está tudo destruído”, contou a mãe.
De acordo com o representante da comunidade e membro do Conselho de Educação da Escola, Rodrigo Fernandes, o ato pode ter sido praticado por estudantes ou por pessoas que não tem nenhuma ligação com a escola.
Janelas foram qubradas em escola da Serra, no Espírito Santo. (Foto: Eliana Gorritti/ Do G1 ES)Janelas foram qubradas em escola da Serra.
(Foto: Eliana Gorritti/ G1 ES)
Segundo Fernandes, muitos alunos já estão insatisfeitos com a unidade há muito tempo. O membro do conselho explicou que o local onde os alunos estudam foi um espaço improvisado pela prefeitura, onde os alunos ficariam por seis meses, mas já estão no mesmo lugar há três anos. “Mas nada justificaria esse ato”, disse Fernandes.
A escola fica na parte central do bairro Nova Almeida e atende alunos de 5ª a 7ª série. Segundo alunos e pais que se aglomeraram na frente da escola na manhã desta segunda-feira, o colégio é alvo de vandalismo constantemente. “Já vi pessoas que não são alunos pulando o muro, já jogara rojões durante as aulas. É muito difícil estudar aqui”, contou uma aluna de 11 anos.
Prefeitura
Segundo a Prefeitura da Serra, a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valeriana Rosa Cézar já prestou queixa na Delegacia de Jacaraípe sobre o vandalismo sofrido pela escola. Informou ainda que os estudantes não serão prejudicados, pois o dia letivo será reposto.
Fonte: G1/ES

Nenhum comentário: