sábado, 24 de novembro de 2012

Comunidade denuncia transporte precário e pede acesso ao seletivo


Mudanças no itinerário de coletivo e melhor qualidade da frota também estão na lista de reivindicações

Vilson Vieira
Os moradores de Parque das Gaivotas estão insatisfeitos com o serviço prestado pelo Sistema Transcol no bairro. Localizado no distrito de Nova Almeida, o lugar  abriga o ponto final da linha 806, que tem como destino o Terminal de Jacaraípe.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Ozenir de Paula Ribeiro, o “Nilo”, as reivindicações de melhoria vêm desde 2010. “Naquele ano, estivemos em reunião com a Ceturb-GV e pedimos que a linha do coletivo que atende ao bairro volte para o itinerário anterior, em que o ônibus passava apenas na Belo Horizonte ao sair do bairro”, explicou.
Segundo o líder comunitário, atualmente, após deixar Parque das Gaivotas, a linha 806 circula em algumas ruas do Serramar, para depois retornar à Avenida Belo Horizonte, principal via que liga os dois bairros. “Pedimos em ofício, junto com a comunidade de Serramar, que o itinerário mude  novamente, pois o atual deixa a viagem ainda mais longa e não atende a uma grande demanda”, criticou Nilo, que ainda reclamou da superlotação e das condições da frota de ônibus. “Quando eles chegam à Padaria Werneck já estão lotados, além de estarem velhos e ‘quebrarem’ com frequência”.
Nilo disse, ainda, que na mesma reunião realizada com membros da Ceturb-GV, em 2010, o órgão estadual disse que avaliaria a possibilidade de disponibilizar, em caráter experimental, um ônibus de Praia Grande que faria itinerário em Parque das Gaivotas com destino ao Terminal de Jacaraípe. No entanto, a comunidade ainda não teve retorno sobre essa demanda. “Os moradores estão revoltados e pensam até em realizar um protesto”, desabafou o presidente da comunidade.

Ônibus seletivo
O transporte seletivo é outra reivindicação dos moradores, que se sentem excluídos desse serviço. “Pedimos para criar uma linha de seletivo em Nova Almeida [a atual 1806] que tivesse seu ponto final em Parque das Gaivotas. No entanto, o ônibus vai apenas até a Avenida Colatinense”, questionou Nilo, lembrando que a linha 1805, de Praia Grande, já atende a essa região do centro de Nova Almeida.
De acordo com a comunidade, o seletivo de Praia Grande já vem cheio daquele balneário. E como agravante, a linha 1806 (Nova Almeida - Rodoviária de Vitória) opera com um número de horários reduzido, sete ao todo.

Ceturb-GV
O órgão estadual que gerencia o Sistema Transcol informou, por meio da assessoria de imprensa, que a programação de itinerário das linhas do seletivo é feita para atender às principais vias dos municípios e facilitar os deslocamentos nesses locais. Já para os coletivos, explicou que “os itinerários são definidos a partir de estudos de demanda que identificam os bairros onde existe a necessidade de oferta para atender melhor ao usuário. Informou, ainda, que o líder comunitário de Parque das Gaivotas pode agendar nova reunião para reavaliar as solicitações feitas em 2010 junto à Ceturb-GV.
Sobre a renovação da frota, o órgão informou que a idade média dos coletivos do Transcol é de 3,8 anos, “uma das menores do país”. “A frota é vistoriada mensalmente pela equipe da Ceturb-GV e sempre que são encontrados problemas nos veículos, as empresas operadoras são notificadas para realizar as adequações”, diz a informação. Em caso de quebra de ônibus, o  usuário deve ligar para o 0800 0361517 (gratuito), relatar o ocorrido e informar detalhes sobre o veículo, como linha, número do ônibus, nome da empresa e horário em que o problema ocorreu.
Fonte: Jornal Tempo Novo

Nenhum comentário: