sábado, 7 de janeiro de 2012

ES vai pedir ao Governo Federal R$ 100 milhões para estragos da chuva


06/01/2012 20h43 - Atualizado em 06/01/2012 20h43

Chuvas afetaram cerca de 140 mil pessoas no estado, diz Defesa Civil.
Projetos de melhorias já foram apresentados, disse vice-governador.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
1 comentário
O governo do Espírito Santo anunciou, na tarde desta sexta-feira (6), que vai pedir um apoio de mais de R$ 100 milhões ao Governo Federal. Os recursos serão para reparar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias. Segundo o vice-governador, Givaldo Vieira, projetos de melhorias já foram apresentados. "Esperamos que agora, eles possam ser atendidos", disse.
Segundo Givaldo Vieira, o estado está preparado para atender aos municípios que precisarem de ajuda do governo. "Podemos ajudar a recuperar estradas vicinais. Além disso, contamos com o apoio dos bancos e temos um conjunto de ações preventivas. De imediato, temos colchões, cestas básicas, kits de limpeza, entre outras coisas que são úteis a quem foi prejudicado. Podemos, também, abrir leitos de UTI em caráter de urgência", completou.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Edmilton Aguiar, está sendo feito um mapeamento das áreas de risco. "Estamos desocupando as residências que estão em situação de risco. A quantidade de chuvas já ultrapassa a média histórica", informou.
Aguiar aproveitou para orientar a população. "As pessoas devem evitar viagens, evitar o deslocamento nos próximos dias. As estradas estão com muitos buracos, muitas barreiras deslizaram, outras ainda estão em situação de risco", alertou.
Chuva em Cariacica (ES) (Foto: Beatriz Nunes Araujo Sperandio/VC no G1)Chuva em Cariacica (ES) (Foto: Beatriz Nunes Araujo Sperandio/VC no G1)
Chuvas
Com o aumento das chuvas na Grande Vitória, o número de afetados no Espírito Santo passou de mais de 17,7 mil para mais de 139,4 mil, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (6).
No balanço da Defesa Civil, 5074 casas foram danificadas ou destruídas; 2016 pessoas foram desalojadas; 223 pessoas ficaram desabrigadas e 56 ficaram feridas. Os 22 municípios afetados são: Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica, Aracruz, Marechal Floriano, Viana, Apiacá, São Mateus, Bom Jesus do Norte, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Itaguaçú, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Linhares, Itarana, Governador Lindenberg, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins.
No interior, os municípios de Itarana, Governador Lindenberg, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins decretaram situação de emergência. Na Grande Vitória, Vila Velha e Viana também decretaram.
Fonte: G1\ES

Nenhum comentário: