quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Assoreamento do Reis Magos continua


Kelly Ottoni

 
Barcos em alto mar podem ser algo comum nos mais diversificados balneários do município, mas essa não tem sido a realidade dos pescadores de Nova Almeida.
O desassoreamento do Rio Reis Magos já virou assunto batido, tanto dentro quanto fora do balneário de Nova Almeida. A conversa já chegou até mesmo ao gabinete do prefeito.
A obra de dragagem no local vem se arrastando há pelo menos uma década, e  sem condições de colocar as embarcações no mar, os pescadores só conseguem somar os prejuízos dia após dia.
O rio deságua na praia e para atravessar o espaço é uma dificuldade, pois os barcos acabam ficando encalhados e na maioria das vezes quebram na parte inferior. Agora o único jeito é a vigília dos pescadores, para quando a maré encher, sem a certeza de volta. Mas isso não é uma simples tarefa, pois mesmo os mais experientes pescadores precisam contar com a sorte para desviar dos assoreamentos, que muitas vezes são inevitáveis.
“Estamos há anos esperando por este trabalho, mas até agora nada. No final de novembro uma draga foi colocada no local, mas não houve qualquer movimentação da mesma, o que se configuraria como o início da obra. Enquanto isso, sofrem os pescadores que buscam no mar seu sustento”, explica o líder comunitário Jackson Gomes.
Assim como o líder comunitário vários pescadores estão cansados e já não acreditam mais em melhorias na região.
“Estou farto de tantas promessas. Já estivemos até com o prefeito solicitando a resolução desse problema. Na hora fica tudo certo, acordado e resolvido, mas depois, nada acontece. Para piorar a situação, abandonaram a draga no rio, não fizeram mais nada e ela parada, só nos atrapalha. Tenho a impressão que Nova Almeida está esquecida, pois as autoridades só se preocupam com Jacaraípe e se esquecem de nós”, desabafa o pescador, Juarez Messias de Jesus.
 
Promessa 
No dia 11 de novembro de 2011, vários pescadores da região de Nova Almeida estiveram na Prefeitura para reivindicar ações que colocassem em prática o desassoreamento do Rio Reis Magos. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, informou aos pescadores que estavam sendo realizados estudos ambientais para resolver o problema. E com essa resposta os pescadores retornaram para o balneário.
A assessoria de comunicação da prefeitura da Serra reforçou a informação dada pelo secretário no ano passado. “Estamos aguardando o licenciamento da obra pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) para iniciar os trabalhos”, informou a assessoria. Resta saber o porquê.
 
Manifestação à vista
Segundo o Presidente da Associação de Pescadores, Júlio Cesar Gomes, uma reunião aconteceu nesta semana na prefeitura, na qual mais uma vez ouve a promessa de que a obra iniciaria nesta semana, porém o presidente Júlio ressalta que os pescadores irão aguardar até essa sexta (06), pela retomada do trabalho. Caso nada aconteça, uma manifestação será feita na segunda-feira (09), na sede da prefeitura.

Fonte: Jornal Tempo Novo

Nenhum comentário: