segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Luz em praia de Nova Almeida vem apenas do sol


Vilson Vieira Jr
Orla às escuras, lixeiras quebradas e trânsito perigoso por falta de quebra-molas geram transtornos a quem mora na região da orla
A pouco mais de dois meses para a chegada da estação em que as praias da Serra recebem milhares de turistas, a Praia da Barrinha, na orla de Nova Almeida, enfrenta problemas na sua iluminação. É que os refletores dos postes apresentam defeito, não acendem, deixando a praia praticamente às escuras.
“A maioria dos refletores que ilumina a faixa de areia está apagada. Já liguei para a Prefeitura diversas vezes. Não tive retorno e não sei mais o que fazer”, desabafou o morador Orlando de Oliveira, de 67 anos. Dona Terezinha Romanha, de 74 anos, mora em frente à praia e também mostra preocupação com a deficiência na iluminação do local. “O pessoal que joga bola e caminha à noite fica prejudicado, e a nossa segurança também”, reclamou.
Outro problema denunciado pelos moradores é o vandalismo na região, facilitado pela iluminação escassa. Nossa reportagem percorreu a orla, e o que encontramos foram várias lixeiras arrancadas dos locais em que foram instaladas. Resultado: sujeira ao longo de toda a praia.
Sobre a deficiência na iluminação, a Secretaria de Serviços (Sese), por meio da assessoria de Comunicação, informou que está sendo feito um levantamento no bairro sobre as demandas de iluminação para, depois, encaminhar para que a empresa responsável pelos trabalhos inclua no cronograma de execução. Quanto às lixeiras danificadas, a Sese disse que fará a reposição dos equipamentos, mas não deu prazo de quando o serviço será feito.
Quebra-molas
Das ruas também vêm motivos de muita preocupação dos moradores da orla. Com a falta de quebra-molas nas vias que dão acesso à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Praia da Barrinha, automóveis e motocicletas transitam em alta velocidade no local. “Alguns moradores chegaram a fazer uma lombada na rua Adelino Felisberto dos Santos para dar mais segurança às crianças, mas que prejudicam os motoristas que passam por lá”, disse dona Terezinha Romanha.
A moradora se refere aos dois quebra-molas que, devido à forma íngreme, não agradaram motoristas nem ciclistas. O presidente da Associação de Moradores de Nova Almeida-Centro, Jackson Gomes, o “Preguinho”, disse que a comunidade protocolou, no ano passado, um pedido no Departamento de Trânsito para a construção de lombadas nas ruas que dão acesso à praia, mas que ainda não foram atendidos. “Tanto é que alguns moradores fizeram por conta própria, mas a Prefeitura também não retirou as lombadas irregulares”, explicou ele.
O Departamento de Trânsito, por sua vez, informou por meio da assessoria de Comunicação, na quarta-feira (17), que a equipe de Engenharia de Trânsito já foi à rua para averiguar e demarcar os locais para implantação das lombadas. O processo já foi encaminhado à Secretaria de Serviços para a construção dos quebra-molas
Fonte: Jornal Tempo Novo

Nenhum comentário: