sábado, 13 de outubro de 2012

Histórias de quem dedicou a vida pelo bairro


Dá para imaginar um lugar sem transporte, água, luz elétrica ou coleta de lixo? Pois assim era Parque Residencial Nova Almeida quando da chegada de João Batista Princisval ao bairro há mais de uma década. E foram esses desafios que o motivaram a lutar por melhorias, alcançadas com a ajuda dele à frente da comunidade.
Isso é parte das lembranças relatadas por dona Senhorinha Maria Princisval, de 72 anos. Casada com João por 38 anos, ela conta que ele foi o primeiro líder comunitário do bairro e responsável por liderar reivindicações importantes para a comunidade. “Ele ficou à frente da Associação de Moradores por dois mandatos consecutivos”, lembrou.
Dona Senhorinha revelou que João Princisval faleceu há cerca de dois anos sem ver outras obras essenciais para o bairro serem concretizadas, como o calçamento das ruas, a implantação da rede de esgoto e a construção de uma área de lazer. Para ela, embora o poder público não tenha feito toda a parte que lhe cabia, foram muitas as vitórias trazidas para a comunidade.
“Uma das últimas conquistas que João viu se realizar para os moradores foi a implantação da rede de água. Antes disso, ele conseguiu, com muita luta, o carro-pipa, que abastecia os moradores duas vezes por semana”, lembrou. Senhorinha relatou, ainda, que João também enfrentou resistência e críticas de alguns moradores em razão das reivindicações que fazia para o bairro, mas que nada disso o fez desistir.
Projeto social
Preocupado com a educação dos jovens, seu João Princisval mantinha o Projeto “Educar é Amar”, onde participavam mais de 60 crianças e adolescentes. O local era um imóvel alugado ao lado de sua casa. Com a ajuda de voluntários da própria comunidade, meninos e meninas recebiam aulas de reforço escolar e acesso à leitura. O material utilizado no projeto era fruto de doações.
“Ele também ensinava aos adultos que ainda não sabiam ler e escrever”, disse dona Senhorinha, lembrando que o projeto deixou de funcionar desde que seu esposo faleceu. E o Tempo Novo, quando esteve no bairro no ano de 2008, visitou o projeto social comandado por João Princisval.
Fonte: Jornal Tempo Novo
 

Nenhum comentário: