quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Exclusivo: vereador de Vila Velha é suspeito de contratar servidor fantasma

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaUma denúncia sobre cargos fantasmas na Câmara Municipal de Vila Velha foi investigada pelo equipe de jornalismo da TV Vitória.
Francisca Pereira da Silva, de 65 anos, é analfabeta e morava sozinha no bairro Morada da Barra. Ela contou que está desempregada há anos e que a casa onde morava teria sido dada de presente pelo vereador Almir Neres, do PSD de Vila Velha.
A reportagem procurou Dona Francisca para saber mais informações do caso. Com uma câmera escondida, uma produtora conseguiu conversar e descobrir detalhes da denúncia. Veja um trecho da conversa:
Francisca: A casa lá estava caindo, estava toda rachada. Aí ele mandou comprar essa aqui. Foi quando eu vim para cá.
Produtora: Mas foi ele que te ajudou?
Francisca: O vereador.
Produtora: Como é o nome dele?
Francisca: Almir Neres.
Produtora: É? Foi ele quem ajudou a senhora a comprar essa casa?
Francisca: Ele que me ajudou.
Produtora: A senhora sabe me dizer quanto ele pagou por essa casa?
Francisca: Olha, eu não sei dizer não.
Além da casa, Francisca ”ganhou” um emprego na Câmara de Vereadores de Vila Velha, como auxiliar de gabinete. Em conversa com a produção, a mulher afirma que não sabia os detalhes do cargo. Veja o trecho da conversa:
Produtora: Falaram que a senhora era funcionária da câmara, né?
Francisca: É.
Produtora: Falaram que a senhora ganhava quanto?
Francisca: Eu não sei não. Eu não sei porque sou analfabeta, não sei ler.
Produtora: A senhora é analfabeta?
Francisca: Analfabeta. Não sei ler, não sei escrever. Eu não sei nem quanto, mas sei que era funcionária da Câmara. Agora em setembro eu fui retirada porque mexi com a minha aposentadoria.
A nomeação de Dona Francisca foi publicada no Diário Legislativo, no dia 26 de janeiro de 2009. Segundo a tabela de remuneração dos funcionários da Câmara, o salário de auxiliar de gabinete seria de R$ 892,50. No Diário Oficial também aparece que Dona Francisca recebia gratificações, mas o valor não é revelado. As duas férias que a funcionária teria tirado também estão publicadas. Dona Francisca disse que nunca recebeu o dinheiro.
Produtora: Quanto que a senhora ganhava?
Francisca: Ah, eu não cobrava nada dele não. Eu o conheço, ele é muito meu amigo.
Produtora: Ah, ele é amigo da senhora, né?
Francisca: Eu ia mais para ajudar. Porque eu estava sem fazer nada, então fui ajudar. Ele me ajudava e eu o ajudava.
Produtora: Mas a senhora não tinha salário fixo?
Francisca: Não, nunca tive.
Após a denúncia, o vereador Almir Neres foi procurado no gabinete, mas não foi encontrado. Durante a apuração da denúncia, outra prática condenável na Câmara de Vila Velha foi descoberta: a falta de transparência.
Apesar de uma lei federal, sancionada há mais de um ano, determinar que todos os órgãos públicos devem publicar na internet informações sobre servidores, salários, despesas e receitas, a Câmara se recusa a cumprir a exigência. Por isso, no dia 06 de dezembro deste ano, a produção da TV Vitória protocolou um pedido de informação. Após uma semana, o pedido foi negado. Ao tentar justificar o sigilo das informações, uma funcionária da Câmara confirmou que o vereador está sendo investigado e que o processo está tramitando em segredo de justiça.
Diante da revelação de que o caso é investigado pelo Ministério Público, Dona Francisca não foi encontrada na casa onde morava.
Fonte: TV Vitória

Nenhum comentário: