quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Abandonado, lugar sofre com o acúmulo de entulhos e matagal

Vilson Vieira
 
Na opinião de frequentadores, maus tratos com a praia prejudicam turismo, e limpeza pública é vista como irregular
 
A beleza do mar que banha a Praia da Barrinha, em Nova Almeida, tem sido ofuscada pelo mato e pela sujeira acumulada ao longo da orla. Moradores, turistas e frequentadores denunciam o descaso e exigem mais cuidado com a praia.
Segundo o líder comunitário de Nova Almeida-Centro, Jackson Gomes, o “Preguinho”, faz 20 dias que a Prefeitura não retira os entulhos despejados na praia. “A orla não está sendo limpa e nem a capina é feita. Prometeram mandar um mutirão de limpeza”, frisou Jackson, que ainda critica a Prefeitura por deixar acumular na própria orla o mato retirado, que fica à espera da coleta definitiva, trabalho que, segundo ele, demora a ser feito. “Toda sexta-feira, mandavam dois caminhões e uma máquina retroescavadeira para limpar a praia”, lembrou.
Observação semelhante foi feita pelo turista de Brasília, Antônio Fernando. Frequentador de longa data da Praia da Barrinha, ele disse já ter visto uma equipe da Prefeitura despejando na orla o entulho derivado da capina do mato, mas que alguns moradores também contribuem para deixar a praia mais suja. “Já vi moradores jogando lixo. Como não têm onde deixar o entulho, eles despejam em local mais fácil. Mas o trabalho de limpeza está horrível”, relatou Antônio, enquanto assistia, de sua casa, à retirada de entulhos por homens da Prefeitura na manhã da última terça-feira (27). 
O morador e balconista Walcimar Moraes corria no calçadão e também reprovou a sujeira na praia, pois, segundo ele, traz prejuízos ao balneário. “Fica muito feito para a imagem do lugar, além de prejudicar o meio ambiente. A restinga está cheia de lixo, e a sujeira vai toda para o mar. Essa praia está abandonada”, sentenciou ele, que também cobrou maior frequência na limpeza da orla. 
A Secretaria de Serviços informou que a equipe já está no local realizando o trabalho de acordo com o cronograma planejado.
Fonte: Jornal Tempo Novo

Nenhum comentário: