terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Estacionamento da Dadalto na mira de Luiz Carlos Moreira


O vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB) está incomodado com várias situações que envolvem estacionamentos na cidade e questiona a atual condição da loja Dadalto, na qual seu espaço estaria saturado.

ECI SCARDINI

O vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB) afirmou que está estudando a legislação municipal para entender melhor o que ela dize a respeito de estacionamentos. A ideia é se interar sobre algumas questões relacionadas ao ssunto que estão ocorrendo hoje no município. No entendimento do parlamentar, os motoristas estão sendo penalizados com o que ele classifica como ‘desordem’.
A legislação que Moreira está consultando é o Código de Obras, Código de Posturas e o Plano Diretor Municipal. Segundo ele, essas três leis municipais regulam a criação e o uso das vagas de estacionamentos. O que está levando o vereador a entender melhor esse setor é a prática que vem sendo adotada hoje no município, por meio dos estacionamentos pagos e de empresas que criam as vagas, mas que não as abrem para os seus clientes.
Ele citou como exemplo a loja Dadalto, do Parque Residencial Laranjeiras, que hoje conta com um estacionamento compartilhado com o Supermercados Epa e Churrascaria Serra Grande, e que o mesmo já não comporta mais o movimento verificado. A loja criou anexo à D&D (que é o braço de materiais de construção do grupo) e o movimento duplicou.
A empresa construiu as vagas de estacionamentos exigidas por lei; no entanto, observa o vereador, as mesmas não foram disponibilizadas para os clientes e, em lugar de veículos, o que há são centenas de materiais de construção, e o espaço virou depósito.
Por outro lado, Moreira cita que o estacionamento fica supercongestionado, principalmente em horário de almoço, hora de pico na Serra Grande, quando os motoristas simplesmente não conseguem mais estacionar seus carros, enquanto a Dadalto utiliza as vagas como depósito.
‘Esse problema não é só na hora do almoço, é praticamente o dia inteiro. Outro dia fiquei uns cinco minutos procurando vaga em estacionamento para comprar na Dadalto objetos para a minha residência. Considero um absurdo o que a Dadalto faz com os seus clientes’, frisou o vereador.
Moreira disse que desconhece a legislação, mas considera um absurdo a cobrança de estacionamento em hospitais, principalmente para parentes de pacientes que estão no pronto socorro ou internados no hospital ou que foram para consultas e exames. Para o vereador ninguém vai a um hospital por livre e espontânea vontade e, além das pessoas estarem lá sofrendo com seus parentes internados, ainda são obrigados a pagarem estacionamento.
Ele explicou que irá trabalhar em duas frentes: uma a de obrigar os estabelecimentos a disponibilizarem as vagas de estacionamentos para os clientes e a outra é de estabelecer percentual de vagas nos estacionamentos pagos a título de gratuidade, por um período a ser estudado e que seja o razoável para os usuários resolverem aquilo que foram fazer.
O alvo do vereador são estacionamentos que funcionem em hospitais, shoppings centers, supermercados e faculdades. O vereador disse que, dependendo do tipo de estabelecimento, de duas a quatro horas de gratuidade em 30% das vagas disponíveis seria de bom senso, ressalvando, lembra ele, os percentuais destinados a idosos e portadores de necessidades especiais.
Moreira disse que se for necessário, apresentará na Câmara um projeto de lei versando sobre o assunto.
Fonte: Jornal Tempo Novo

Nenhum comentário: