DANIELE RODRIGUES
FREELANCER
A data de fundação de Nova Almeida remete ao dia 6 de janeiro de 1557. São mais de 450 anos de história, um dos lugares mais antigos do país. Localizado no extremo norte do município, tem o monumento histórico mais visitado da Serra, a Igreja dos Reis Magos. Ela está situada a 40 metros do nível do mar, numa colina que possibilita uma visão panorâmica da região.
Porém, em contraste com as belezas da orla e da história, estão os problemas que afetam as grandes cidades, no lastro do crescimento desordenado. Há carência nas atividades de lazer e no setor de fortalecimento da cultura, em que poucas ações de valorização cultural acontecem. Atualmente a grande Nova Almeida tem 50 mil moradores, e o Centro, oito mil. Dentre as reclamações está a situação da Unidade de Saúde, cujo atendimento é precário, com poucos médicos como pediatra e clínico geral. Outra carência está na educação, já que a Escola Estadual Virgínio Pereira, que atende 540 alunos, está com estrutura física necessitando de reforma: faltam portas e janelas nas salas, além de buracos no telhado.
Os moradores também pedem a construção de um CMEI, para atender às famílias que disputam vagas em outros bairros. A orla pode ser frequentada durante o dia, pois a iluminação à noite é precária. Existe um espaço para prática de esporte à beira mar, e moradores sugerem a instalação de câmera de vídeomonitoramento. Solicitam orientação sobre a limpeza no bairro, cuja restinga não pode ser retirada e acaba tomando toda a parte da areia e calçadas.
Ao lado do Córrego Zé Camilo, há uma área que serve para depósito de lixo, onde urubus, ratos e outros bichos proliferam-se rapidamente, trazendo mau cheiro, doenças para os moradores.
Um dado curioso é que 70% dos veículos que trafegam por Nova Almeida não são de moradores, já que o bairro é rota para outros municípios como Fundão e Aracruz, e o fato tem resultado em engarrafamentos. Pedem reforma e manutenção da academia ao ar livre, pois equipamentos estão quebrados.
Nova Almeida também sofre com a violência, assaltos e drogas. Após a insistência dos moradores, o DPM passou a funcionar 24h, o que proporcionou a redução dos índices.
Município promete contratar mais médicos
A Secretaria de Saúde informou sobre processo seletivo para contratação de médicos para as unidades. Atualmente a Unidade de Saúde de Nova Almeida conta com dois pediatras, dois ginecologistas e dois clínicos gerais. Funciona aos sábados de 8h às 17h, com dois médicos. Sobre a praça e a academia popular, a Secretaria de Serviços disse que uma equipe irá ao local até a próxima semana realizar uma vistoria. Quanto à academia, a Secretaria solicitou a manutenção dos equipamentos à empresa responsável.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente explica que a vegetação de restinga é área de preservação permanente, de acordo com a resolução 303/02 do Conama, e não deve ser suprimida. Além de ser viveiro de diversas espécies da fauna e da flora, a vegetação atua como barreira impedindo a erosão nos balneários. Assim, qualquer intervenção na restinga como retirada de vegetação exótica, só pode ser feita após autorização do Ibama.
A Secretaria de Serviços informa que uma equipe do Departamento de Iluminação Pública vai à noite ao local na próxima semana verificar a demanda sobre a orla. Caso seja troca de lâmpadas, os serviços serão realizados imediatamente. Se for necessário a colocação de novos pontos de iluminação, o bairro será inserido no cronograma da Secretaria. A Secretaria de Defesa Social disse que há previsão de instalação de uma câmera de videomonitoramento em Nova Almeida até o fim do ano.
Sinalização
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano visitaram a região e foram levantadas as demandas sobre a sinalização das vias, elaborando um projeto de sinalização horizontal e vertical, com marcação de área para estacionamento. Quanto ao semáforo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que por se tratar de Rodovia Estadual, é de responsabilidade do DER a sinalização da mesma.
Já a Secretaria de Serviços da Serra disse que o local do lixão foi limpo no último dia 20 e é um ponto viciado de lixo. Uma equipe de limpeza da Sese faz o recolhimento de 15 em 15 dias. A nova agenda para limpeza do local vai acontecer no próximo dia 4 de agosto.
Equipe do Governo Estadual vai checar situação de escola
A Secretaria de Estado de Educação informou que a Escola Virginio Pereira receberá manutenção A especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Larice Brunoro Grecco, disse que uma equipe visitará a escola para verificar as necessidades na estrutura. Já a PMS disse que está providenciando a doação de um terreno ao Governo do Estado para que seja construída uma nova escola. Sobre a construção da creche, dia 10 de maio foi dada ordem de serviço para construção de Cmei em Parque Residencial das Gaivotas, que atenderá também as crianças do Centro de Nova Almeida.
Fonte:Jornal Tempo Novo
Nenhum comentário:
Postar um comentário